Moda em DESTAQUE - Primavera/Verão 2020 As estações mais coloridas e quentes do ano estão chegando! E se você quer arrasar nos looks da Primavera/Verão 2020, o Guia da Semana buscou as principais tendências que prometem bombar nas ruas e passarelas. Tie dye, jeans ácido, mangas bufantes e animal print são alguns destaques da nossa galeria. Confira 13 tendências de moda que prometem bombar na Primavera/Verão 2020: Tie Dye O Tie Dye, que era uma estampa muito usada pelos hippies nas décadas passadas, voltou com tudo e promete marcar presença no próximo verão. É uma estampa vibrante e criativa que tem tudo para virar protagonista no look! Procure combinar a tendência com peças mais neutras, já que o Tie Dye normalmente vem em cores fortes e chamativas, como o pink, violeta, verde e azul. Vichy Uma estampa que já é queridinha, continua em alta, mas com atualizações! Nesta estação, vamos ver o Vichy em nuances mais claras, em to...
Ação em DESTAQUE - Instituição Espírita Casa da Fraternidade
A Instituição Espírita Casa da Fraternidade foi fundada em 08/11/1987, com apoio do Movimento Espírita do Sul de SC. É uma organização não governamental, filantrópica, de caráter assistencial, educacional e cultural, certificada no Conselho Nacional de Assistência Social para atendimento à criança e ao adolescente e sua família, em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A Instituição funciona numa área de 1895 metros quadrados, com área construída de 650 metros quadrados. Tem uma pequena recepção, uma sala para 50 pessoas, onde ocorrem as palestras e aulas de valores humanos, uma pequena sala para entrevista, uma sala de atendimento para psicóloga e psicopedagoga, uma sala de reunião, que também é usada para aulas de xadrez e espanhol, uma cozinha e refeitório para 40 crianças, um salão de oficinas com palco para aulas de canto, musicalização, capoeira, balé e teatro e uma outra casa que foi reformada no pátio, onde funciona a biblioteca, a sala de informatica, uma pequena sala de artes e uma sala de reforço escolar para 4 crianças. Ainda temos um escritório, 02 banheiros e uma área coberta para recreação.
Em meados de 1987 um grupo de trabalhadores do Centro Espírita Luz, Paz e Caridade (Rosangela, Aurelio, Becker, Valdir) decidiram fundar uma creche no Bairro Lagoão. O projeto deu inicio à Instituição Espirita Casa da Fraternidade, onde durante o dia, na sede, funcionava a Creche Meimei, que atendia 35 crianças e durante as noites de quinta-feira na sala principal aconteciam as reuniões de estudos espíritas.
Em 1990 houve uma comunicação mediúnica no Centro Espírita Seara de Jesus (do espírito José) que veio confirmar a característica assistencial da instituição.
Mas em 1993, passados cinco anos, após inúmeras dificuldades de manutenção, os principais responsáveis (Rosangela J.Soares e Aurélio Soldatelli) mudaram de cidade e a instituição ficou aos cuidados do CRE-09 - Conselho Regional Espirita, presidido na época por Aramis Boritiyca, que em seguida também acabou tendo que se deslocar para outra cidade, por motivos profissionais. Assumiram então a Direção da Instituição a presidente do Centro Espirita Luz, Paz e Caridade (Dona Ivone), que passou a indicar os diretores e trabalhadores das reuniões de estudos espíritas, que aconteciam nas noites de quinta-feira.
Assim a Creche Meimei passou aos cuidados da prefeitura até o ano de 1999, quando foi eleita a primeira diretoria da Instituição Espirita Casa da Fraternidade, composta por moradores do bairro (Catia Hahn, Edson Ribeiro, Luciani Teixeira e Alex Gomes) e os senhores Aristides e Paulo de Tarso, do CELPC, que vinham dar apoio nos estudos.
Nesta época, o bairro era ainda muito pobre, assustava a quem chegava. Havia muita briga e confusão quase todos os dias na frente da Casa. Não tinha iluminação nas ruas, as casas eram quase todas barracos de madeira. A estrutura material da Casa era péssima, além de muito pequena, não comportava o numero de atendidos na Creche, que era em torno de 100 crianças. Quase tudo quebrado, o mato tomando conta de tudo e os usuários de drogas se reuniam na calçada e até mesmo dentro do pátio.
Mas desde 1997, que aos sábados, o jovem Alex Gomes (hoje esposo da Catia Hahn) ensaiava uma peça de teatro (Julinho, O engraxate) com adolescentes do bairro e o grupo de trabalhadores espírita decidiu realizar um trabalho de grupo de mães, com ensino de costura, atividades manuais e recreação infantil.
Em 2000 a nova Diretoria conseguiu uma pequena verba de R$ 5.000,00 para a reforma da Casa. A Prefeitura decidiu construir outra creche em terreno próximo e transferiu todas as crianças para lá. Foi quando, com ajuda de voluntários da comunidade, o grupo espírita reformou o prédio.
Em junho de 2001 iniciaram-se as atividades do novo projeto “Juventude Luzes do Amanhã”, um trabalho sócio-educativo, no contra-turno escolar, com aulas de teatro, dança, canto, musicalização, recreação e aulas de valores humanos para 120 crianças acima de 07 anos, de segunda a sexta.
E também as atividades do Projeto Renascer, com a confecção de enxovais de bebê para gestantes, com mulheres voluntarias.
Aos poucos, novos voluntários chegaram. E como muitas crianças tinham necessidades alimentares, passou-se a oferecer, além do lanche, almoço para alguns assistidos.
Em 2002 Alex e Catia fundam a Cia Teatral Bocarela das Palavradas, uma alternativa financeira, já que ambos eram voluntários na instituição. A Cia passa a se apresentar em teatros, escolas, prefeituras e empresas e também com os recursos angariados, ajuda a manter a instituição.
Em 2003 já tínhamos a contribuição de médicos, psicólogos e psicopedagogos. Decidimos então dividir o projeto em Ações Sócio-Educativas e Culturais, Ações Familiares e Comunitárias. Ja aplicavamos os princípios de Pestalozzi e os Valores Humanos de Sathia Sai Baba.
Aos poucos a instituição foi ampliando, adquirindo reconhecimento, contratando novos funcionários e pessoal técnico e as atividades passaram a ser mais elaboradas e direcionadas. O Grupo Luzes do Amanhã, a cada ano, monta novas peças com as crianças, entre elas o sucesso de publico “O Fantasminha Camarada”.
Em 2009 o Projeto Juventude torna-se "Ponto de Cultura" pelo Ministerio da Cultura. E a Cia Teatral Bocarela das Palavradas formada agora pelos alunos do projeto realiza mais de 50 apresentações do espetáculo “O Enfermeiro” e participa de vários Festivais e Mostras regionais e Nacionais. A partir de 2011 surge o Projeto Cinema na Comunidade com o Programa Cine Mais Cultura.
E é criado o Grupo Vocal Vozes do Amanhã, que passa a representar a instituição em diversos locais, dentro e fora da cidade.
E, em 2012 o Projeto Juventude foi selecionado pelo Criança Esperança. Abriram-se novas oficinas durante a semana, como aulas de ballet clássico, artes visuais, violão, musicalização, flauta, teclado, informática, capoeira, artesanato, teatro e canto coral, bem como a realização das aulas de ética e cidadania e reforço escolar, oferecidas em até três períodos no Projeto Juventude, além das atividades de integração comunitária.
Desde 2013 iniciamos um trabalho de integração entre os trabalhadores do Centro Espírita e os atendidos pelos Projetos da instituição, com almoços mensais.. Nasce o Projeto Almoço com Jesus, com várias atividades de integração, desde Evangelização Infantil, Campanha Alta de Souza, Doação de roupas e Bazar, Livraria e Palestra, tudo culminando com o almoço de Confraternização. Isso fez com que novos voluntarios do movimento espírita passassem a contribuir mais com os trabalhos assistenciais da Casa da Fraternidade.
Em 2014 a instituição ganha pela segunda vez o Criança Esperança. É Semifinalista do Premio Itaú Social, Ganha o Premio Bibliotecas Comunitárias da Fundação Biblioteca Nacional e em 2015 com o apoio do Ministério do Trabalho inaugura a nova sede do Projeto Biblioteca Comunitária Semeadores do Futuro.
Mas em Agosto de 2015 desencarna Alex, com 38 anos. Catia Hahn ainda continua presidente do Centro Espírita Casa da Fraternidade e ainda preside e coordena os trabalhos assistenciais da Instituição Espirita Casa da Fraternidade de forma voluntaria.
Em 2016 inicia o ano com um novo projeto de construção de uma Padaria-Escola. E depois de 29 anos de atividade recebe o Titulo de Moção Honrosa pela Camara de Veredores de Araranguá.
Hoje a instituição vem realizando ao todo 17 projetos, num conjunto de ações sistêmicas, que garantem um olhar pontual quanto ao ser humano, num processo amplo e multiplicador de ações de promoção social, prevenção da violência, diminuição de danos ou risco social e preparação para o mercado de trabalho.
Com uma proposta educacional, pautadas nos pensadores Pestalozzi e Paulo Freire, quando valorizam a liberdade de expressão, a construção de pensamento crítico, autonomia, responsabilidade e cidadania em seus princípios e nas idéias de Delors e Sathia Sai Baba na defesa da valorização do SER através de uma Educação em Valores e Direitos Humanos vem contribuindo com a educação integral dos assistidos. Vem adotando como lema “Admitir a hipótese de que cada ser humano traz em si potencialidades a serem desenvolvidas é admitir a idéia de permanente transformação”.
A Instituição já mudou a vida de milhares de pessoas, pois já atendeu mais de 6 mil crianças e seus familiares. Muitos que viviam na favela hoje são administradores, advogados, professores, cidadãos na sociedade. Formou músicos, atores, artistas que levam a cultura pela região a fora e principalmente homens e mulheres de bem.
Destaque das Praias: E o que reserva para o futuro a Casa da Fraternidade?
Para o futuro ainda alimentamos o sonho de reabrir a Creche Meimei e fundar a Escola Integral "Allan Kardec".
OS VALORES HUMANOS NA ESCOLA Em um mundo cada vez mais violento e individualizado, a escola e o corpo docente tem o dever de tentar promover uma reflexão com os alunos sobre os valores humanos, que andam esquecidos pela maioria da sociedade, especialmente pelos jovens. Esse tipo de reflexão pode ser feita por qualquer professor, seja qual for sua formação. A sociedade atual tem produzido indivíduos que não possuem apreço e respeito à vida. A violência não tem como autores somente criminosos de classes excluídas, existem pessoas de camadas sociais elevadas que promovem deploráveis atos dessa natureza. Diante dessa realidade, os educadores podem trabalhar temas em sala como o respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, entres outras; destacando que as pessoas são diferentes, mas que cada uma possui sua identidade e carrega consigo uma história de vida. Outro tema a ser abordado é a equidade, termo que está vinculado à igualdade e justiça entre todas a...
História de Balneário Barra do Sul Balneário Barra do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º27'20" sul e a uma longitude 48º36'43" oeste, estando a uma altitude de 8 metros. Sua população estimada em 2009 era de 7.791 habitantes. Conquistou sua emancipação política do município de Araquari em 1 de janeiro de 1992. Possui uma área de 110,62 km². Na década de 60, Barra do Sul ainda era um distrito de Araquari. Típica vila de pescadores do litoral catarinense, não possuía energia elétrica, transporte coletivo, telefone ou estradas pavimentadas. O desenvolvimento chegou aos poucos, e acelerou-se após a elevação à categoria de município, hoje oferece uma razoável infraestrutura aos moradores locais e aos turistas que lotam suas praias no verão. O turismo é motivado por praias limpas e pela "lagoa", a parte sul do Canal do Linguado, bastante convidativo a pescarias, esportes aquáticos e navegação pa...
A Importância De Tirar Férias Embora se tenha a consciência da importância do descanso, os profissionais ainda adiam suas férias por longos períodos. Quando o corpo é exigido, passa-se a trabalhar no limite de sua força mental e física. Desestrutura sua capacidade de produção fragilizando sua saúde e seu estado emocional, podendo ser taxado também, como um profissional centralizador e incapaz de confiar em sua equipe. Tirar férias é tão sério quanto uma meta, um resultado não atingido ou mal administrado dentro de uma organização. O maior e melhor bem de uma empresa é o seu capital humano e ele deve ser cuidado e assistido para que possa produzir mais e melhor. Profissional feliz é profissional que produz e atinge resultados. Quando o profissional consegue “recarregar sua bateria” ele pode retornar ao trabalho mais disposto e com um aumento em sua capacidade de produção. Lembre-se que um colaborador demasiadamente fadigado, não consegue desempenhar suas funções com qual...